Refugagem





A refugagem hoje em dia é uma fator que que assombra a criação de frango de corte. Lotes de matrizes novas são mais afetados, onde as aves após os 7 dias de vida apresentam um alto grau de desuniformidade, outro fator que é notado é a diminuição do comprimento do intestino destas aves. A conversão alimentar é afetada em conseqüência a alta eliminação de aves refugas, o qual deverá ocorrer no máximo na segunda semana vida do lote, e do atraso no desenvolvimento intestinal diminuindo a sua eficiência. O índice de ave refugas pode passar dos 6% nas primeiras semanas.
Uma das explicações desses sintomas seria a presença de alguns agentes virais como:Reovírus, Rotavírus, Adenovírus, Astrovírus, Parvovírus e o vírus da Nefrite Aviária (VNA).
No lote é observado desuniformidade provavelmente proveniente da má formação intestinal e da má absorção da gema.
Neste caso de alto índice de refugagem devemos ficar atentos ao manejo de aquecimento, a amplitude térmica que essas aves foram submetidas na fase inicial de criação, isto porque a falha de aquecimento nesta fase influenciará negativamente na uniformidade do lote.
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO