Micotoxinas









Na avicultura moderna, o dinamismo se faz presente, onde a compra de matéria prima para ração animal também segue o mesmo ritimo. Um dos fatores que mais preocupam são os contaminantes naturais das rações, dentre eles
estão as micotoxinas.
As micotoxinas são substratos originados dos fungos, a aflatoxina que hoje é encontrada em grande parte dos milhos, são produzidas pelo gênero Aspergillus, espécies A.flavus e A.parasiticus e A.nominus.
Na avicultura seu principal papel é a imunosupressão e a diminuição da absorção dos nutrientes por uma série de fatores, nos achados de necrópisa podemos verificar, palidez de fígado, fragilidade capilar, alterações renais são alguns dos sintomas que a aflatoxina pode ocasionar.
Outro gênero muito importante na avicultura é o Fusarium, que por sua vez tem capacidade de produzir uma série de micotoxinas, (Vomitoxina ou T2) e fumonisina. As lesões na mucosa oral das aves é um sinal bem caracteristico após um período de ingestão.
Para tentar evitar os prejuízos causados pela micotoxina devemos trabalhar com adsorventes na ração, selecionar bons fornecedores de matéria prima, realizar exames básicos na entrada da matéria prima e realizar limpeza periódica em silos de armazenamento. Mesmo assim ainda não ficamos livre deste que é um dos maiores problemas não só na avicultura como em todos as culturas de animais.
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO