Coccidiose



A coccidiose é uma doença causa por protozoários das espécies do gênero Eimeria, em frango de corte principalmente tem uma grande importância econômica devido os prejuízos causados na conversão alimentar das aves.                                   

                                                      OocistodeEimeriaesporulado

O principal forma de resistência das Eimerias são os oocistos, possuem em seu ciclo uma parte assexuada e uma parte sexuada.

                                     ciclo eimeria

As aves infectam-se ao ingerir oocistos esporulados, presentes no ambiente, junto com cama, alimento ou água. Os oocistos têm sua parede rompida pela ação mecânica da moela, liberando os esporocistos que após sofrerem ação da “tripsina quinase” tem os esporozoítos liberados (ALLEN & FETTERER, 2002).
A primeira fase é chamada de esquizogonia, ou fase assexuada, e tem início com a invasão dos enterócitos pelos esporozoítos, formando o esquizonte, unidade repleta de merozoítos (DANFORTH, 1999).
A fase sexuada ou gamogonia tem início ao final da fase assexuada quando a ultima geração de esquizontes penetra em novos enterócitos diferenciando-se em macrogametas (gametas femininos) e microgametas (gametas masculinos), posteriormente o macrogameta é fecundado pelo microgameta, formando o oocisto e finalizando a fase endógena a parede celular é formada, e o oocisto “imaturo” liberado na luz intestinal (ALLEN & FETTERER, 2002). A fase externa, também chamada de esporogonia ocorre mediante algumas condições determinantes de temperatura, umidade e oxigênio, outra característica intrínseca do gênero Eimeria é a condição de especificidade, ou seja, parasitam apenas uma espécie de hospedeiro, todavia, varias espécies podem estar envolvidas em um quadro de coccidiose (KAWAZOE, 2000).

Os sinais clínicos da coccidiose variam conforme as espécies de coccídios envolvidos na infecção e da sua patogenicidade. Onde a E. maxima e E. acervulina são de média patogenicidade já a E. tenella é considerada de alta patogenicidade. As lesões ocasionadas no intestino das aves podem ser diferenciadas a olho nú.

Maxima - fotografia muito boa quando aproximada Acervulina escore 3 - 2 E. tenella 008

O controle se faz com um bom manejo de cama e uma boa limpeza mecânica, atualmente se faz a utilização de drogas anticoccidianas visando reduzir os prejuízos causados pela doença.

← ANTERIOR PROXIMA → INICIO