Clostridioses








As clostridioses são enfermidades causadas pelas bactérias do gênero Clostridium, duas dessas doença são encontradas de forma endêmica na criação de frango de corte.


Botulismo:
É uma intoxicação aguda causada pela neurotoxina do Clostridium botulinum, provocando debilidade, prostração e paralisia flácida levando as aves ao óbito.Nos ultimos anos os casos de botulismo vem aumentando devido a tecnificação e otimização dos planteis avícolas.
Enterite necrótica:
É uma enterotoxemia, aguda não contagiosa causada principalmente em animais jovens em frangos ela pode ocorrer entre 2 a 5 semanas de idade. A doença é ocasionada pelas toxinas liberadas pelo Clostridium perfringens. Essa bactéria possui um alto potencial patogênico e esta difundida em todo o mundo. Vários estudos mostram diferentes graus de contaminação de farinhas de carne e vísceras, que são matéria prima para ração animal.
è uma doença que ocorre de forma secundária a outros fatores, ou seja precisamos de algum fator predisponetes atuando.
O controle em frango de corte é realizado de forma estratégica, utilizando promotores de crescimento visando o controle de bactérias Gram positivas.


Marcelo Pequini
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO